quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sau.da.de

Um sentimento bom ou ruim?
Bom de sentir porque é consequência de um sentimento bom. De um gostar imensurável. Saudade a gente só sente de coisa boa. De alguém, de um lugar, de uma época.
Ruim de sentir porque dói. Dói uma dor que não tem remédio. Nada faz passar. Uma dor que toma conta do peito e irradia para o resto do corpo. Uma dor física. Respirar dói. Tudo faz aumentar.
Matar a saudade? Só se ela fosse ruim. Ninguém em sã consciência mata uma coisa boa. Deixa ela chegar. Devagarzinho ou como uma avalanche. Não tem como evitar. Pode tentar ignorar. E acredite, a gente consegue se acostumar.
Saudade ou saudades? Singular ou plural? Coletivo de saudade? Conhece alguém que sente um pouquinho de saudade? Muuuitas saudades.O sentimento mais cantado.
Ah, as músicas... Aquelas que provavelmente foram feitas numa tentativa de aplacar esse sentimento. Músicas que fazem a gente sentir ainda mais saudades. Notas musicais que apertam o coração.
A palavra mais bonita do dicionário da língua portuguesa, que todo gringo adora pronunciar. Nas páginas cheias de verbetes fica fácil de explicar. Dá nome a pássaro, plantas e ao sentimento mais sentindo de quem sente alguma coisa.
Saudade sau.da.de sf (lat solitate) 1 Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. 2 Nostalgia. 3 Ornit Pássaro muito atraente da família dos Cotingídeos (Tijuca atra); assobiador. 4 Bot Nome com que se designam várias plantas dipsacáceas e suas flores; escabiosa. 5 Bot Planta asclepiadácea (Asclepias umbellata). sf pl Lembranças, recomendações, cumprimentos. S.-da-campina: o mesmo que cega-olho, acepção 1. Saudades-de-pernambuco: o mesmo que jitirana-de-leite. Saudades-perpétuas, Bot: planta da família das Compostas (Xeranthemum annuum).

4 comentários:

Anônimo disse...

Ah, Carol...estava doida pra te ver postando sobre "saudade", e vc simplesmente disse tudo o que penso. É fácil defini-la, difícil mesmo é não senti-la, né?
A-d-o-r-e-i!!!!
Bjks! Aline.

Anônimo disse...

Aline,
Verdade, vc já tinha comentado.
Q bom q vc gostou!
Bjs

Clara Miranda disse...

Aiiiiiiii...
Num pode...
Falar de saudade não pode.
Não pode mesmo.
Saudade pra mim é ruim e dói.
Dói... estar longe é muito complicado.
E eu choro. E choro muito.
Às vezes, só de ver no celular que meu pai tá me ligando, meu olho enche de lágrimas.
Tenho saudade de tudo em Salvador, meus pais, minha família, meus amigos, minha casa, meus cachorros, meu mar, meu céu, minha cidade.
Aiiiii....

Anônimo disse...

Clara,
Dói mto mesmo...
Não sabia q vc chorava assim de saudade. Vcs vão voltar p/ lá? Há uma data limite p/ vcs ficarem aqui no Rio?
Como foi seu carnaval?
Bjs :)